O texto original foi mandado pelo NG, com Y, que me mandou por e-mail, fiz algumas alterações (sei que ele não vai gostar disso), e acrescentei outras.
Você já dever ter visto milhares de cenas de filmes que envolvem corridas e perseguições de automóveis, sabemos que a grande maioria delas é filmada com ruas, estradas e até pequenas cidadezinhas fechadas. As filmadas a partir dos anos 80 então, quando começaram a incorporar em larga escala os efeitos de computadores, com carros voando, derrubando aeronaves, atravessando gigantescos vãos e outras coisas, chegam a ser estapafúrdias.
Mas em agosto de 1978, o cineasta francês Claude Lelouch precisava fazer um estudo para, talvez, ser usado como parte de seu projeto de realização de "Um homem, uma mulher, 20 anos depois" (que não assistiu “um homem, uma mulher” de 1966, assista, é uma das obras fantásticas do cinema francês, que Lelouch, junto com Trouffaut, faz minha dupla de diretores predileta, com uma queda maior para o segundo).
parágrafo primeiro. A página sobre o Lelouch no wikipédia, em português, está sofrível, quem sabe o NG, que mandou o texto original, possa dar uma reformulada na mesma. O NG tem acesso a um acervo fantástico sobre cinema, que pertenceu ao pai, uma das grandes e iportantes figuras que ajudou a criar uma cultura cinematográfica
A cena seria feita ao clarear do dia. Lelouch montou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de uma Ferrari 275 GTB (um daquelas brinquedos maravilhosos que todos gostariam de ter), e convidou um amigo, piloto profissional de Formula 1, para fazer o trajeto, no coração de Paris, à maior velocidade que ele pudesse. O filme só dava para 10 minutos e o trajeto era de Porte Dauphine, passando inclusive através do espaço externo do Museu do Louvre, até a basílica de Sacre Coeur. O problema foi que o cineasta não conseguiu permissão para interditar nenhuma rua ou espaço no trajeto, mesmo assim, foi em frente com a idéia.
O piloto completou o circuito em pouco menos de 9 minutos, chegando a
Quando mostrou o filme em publico pela primeira vez, Lelouch foi preso, mas nunca revelou o nome do piloto. Diz a lenda que era um brasileiro e que o próprio Lelouch estava junto no carro.
O filme foi proibido, passando a circular só no underground, mas o estudo serviu, pois Lelouch realizaria a cena de velocidade, substituindo as ruas de Paris por estradas fechadas, mas continuou tão ou mais louca que a original.Anos depois foi usado como vídeo clipe, sem citação de sua origem.
Se você gosta de cinema e ainda não viu essa cena, prenda a respiração e assista.
Tenha cuidado - muito cuidado - para que não sirva de estímulo a descabeçados.
Ponha em tela cheia e aumente o som, ainda que este NÃO seja o original.
Divirta-se.
Se quiser copiar, o link é do youtube: Rendezvous in
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