sexta-feira, 6 de março de 2009

Cuidado, você é o que lê e escuta, hehehe!

Um amigo, o JR, me mandou um e-mail hoje pela manhã com o seguinte texto e 2 links:

"Conclusões importantes de estudos científicos demonstram que a decadência da qualidade da música pode, talvez, quem sabe, estar relacionada com a decadência intelectual do mundo... Viva a egüinha pocotó e a corno-music!"

http://olhometro.com/2009/03/04/livros-e-musica-podem-fazer-voce-ficar-estupido/
http://thevibe.socialvibe.com/index.php/2009/02/28/does-certain-music-make-you-dumb/

Como não resisto, fui no site do Olhômetro e no The Vibe para ler os textos (não deixe de lê-los, são ótimos).

Não satisfeito, fui atrás do cara que fez a pesquisa, um blogueiro americano chamado Virgil Griffth. Ele resolveu fazer uma pesquisa relacionando o desempenho dos estudantes no teste SAT e suas leituras prediletas. De chato é a rotulação dos livros de acordo com as questões raciais/culturais/etc. norte-americanas, não vou entrar no mérito.

parágrafo primeiro. O SAT é a sigla para Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test, que é o teste elaborado pelo College Board dos Estados Unidos, é um dos vários testes que ajudam a quem não é um gênio ou quem não tem um pai com dinheiro suficiente para virar doador de uma universidade, a entrar numa delas.

O resultado é surprendente, vou tentar não plagiar o blog do Olheiro, mas não tem como não notar, os melhores resultados são de leitores de Lolita - Nabokov (essa é típica de um nerd que vive olhando foto de ninfetas na internet) e 100 anos de solidão - Garcia Marques (esse não é para qualquer um, o livro, que é muito bom, é uma árvore genealógica completa (vou apanhar com esse comentário), mas um cara que lê isso deve, com certeza, ter um bom desempenho escolar, mas a vida social e sexual... típica dos queeks e chicks, hehehe), esses e essas figuras obtiveram um desempenho entre 1300 e 1350 no SAT.

Os resultados da pesquisa variaram de uma constatação interessante, ao óbvio, quase uma corroboração, como no caso dos que tem a bíblia como leitura favorita, com 900 de escore, esses conseguem ter um desempenho muito inferior ao dos que não lêem nada, com 950 de resultado.

parágrafo segundo. Isso não me surprende por que: dia desses estava lendo um dos muitos artigos sobre o aniversário de Darwin e, entre os vários malucos que destilavam ódio contra a teoria da evolução, um em especial me chamou a atenção, colocando uma frase que sintetiza o ódio dos fanáticos religiosos contra a ciência que, cada vez mais, coloca em sinuca de bico essas pirações dogmáticas. O louco escreveu: - a letra mortifica, o espírito vivifica. Para mim foi assustador, parecia um inquisitor falando para um cientísta da idade média vítima da tortura. Imagina essa leva de malucos "legislando" contra a gente. Lembrem-se da quantidade de partidos de cunho religioso que já existem e os que estão sendo gestado nos grotões da cabeça dessa gente. Não é de ficar com medo????

Voltando ao texto do Virgil, outra coisa surprende, Paulo Coelho, aquele cara eXperto e "imortal", que surge nas costas e na morte do Raul Seixas. Escreve aqueles livros estúpidos, de letras enormes e espaçamento duplo entre linhas (para dar a sensação de textos mais longos, em suma, para dar o volume que o conteúdo não dá), bem ao estilo de quem não sabe e não gosta de ler, mas quer eXtar na moda. Bom, incomprensivelmente o PC foi escolhido por uma leva que tirou um escore que poderia ser classificado como notas de média - média alta, 1200 pontos. Tem que considerar que os estudantes fazem esses testes (SAT e outros), na adolescência, fase mística, meio burra, crise existencial, uma queda na taxa de serotonina, uma paixão arrasadora que não deixa comer, pensar, respirar, enfim, adolescência...... No geral, os livros da moda, aventuras adolescentes, etc., ficaram lá na média mesmo, como seria de se esperar.

Aqui está o resultado que o Virgil obteve com a pesquisa, que se chama livros que fazem você imbecil. Para ampliar, clique na figura.



A galera não se conteve e pediu para o Virgil continuar a linha de pesquisa e ele fez: "Musicas que fazem você imbecil".

Não deu outra, os eruditos tiveram os mais altos escores, deu Beethoven na cabeça, predileto dos caras com escore entre 1350 e 1400, mas ........... ali pertinho, na média alta, aparece o Radiohead (clique no nome dos caras e assista um clip chato), putz, não dá muito para compreender..... para quem já fez pesquisa dentro de um laboratório é um resultado que a gente atribui à bruxaria, sabotagem, se for com organismo vivo fala que o bicho conscientemente te sacanou, enfim, tá fora da curva! Mas todo gênio tem uma fase ou período de mediocridade e são adolescentes, devem ter tido outra queda na serotonina, dá mais um desconto. Mas a parte boa dessa turma ouve Dylan, U2 e outros caras bons. Lembrando, Blog é pessoal turma, vale o que o dono gosta, heheehehe!

O POP, como era de se esperar, tá lá no meio, se não me falha a memória, e ultimamente tá falhando, naquela faixa que que a estatística denomina moda. Não a moda das roupas, das novelas, da música e do salão de beleza, mas a da estatística galera!!!! Aquele intervalo onde está o maior número de ocorrências, no caso, o intervalo de escores que a galera do teste mais tirou.

Na rapa do tacho (essa é expressão que só os que estão perdendo a memória conhecem) estão, Lil Wayne (um rapper, clique no nome e veja um vídeo clip, se não fossem os intrumentos musicais eu jamais consideraria isso música), a soca music (essa édematar, escrito tudo junto mesmo), e a gospell, esperável.

parágrafo terceiro. Peguei vocês, eu descobri!!!!!! soca music é uma musica dançante criada em Trinidad e Tobago, quer ouvir essa pérola, clique no nome desse cara aqui Charles D. Lewis.

Colada ao trio da rabeira, a cantora cujo melhor predicado é a bunda, pelo menos é no que mais se presta atenção quando passa um vídeo clip dela, a big, big ass, Beyonce (clique no ass e veja a bunda e no nome para ver um cip).

Se assistiu confesse, vendo a derriére e as pernas das moças do clip, alguém vai estudar ..... e tem mais, vai se importar com a música??????
E tem quem goste da voz ........ e das letras (preste atenção que a do clip é uma pérola), mas sexo é uma escolha pessoal ..... deixa pra lá.

O resultado completo está aqui em baixo, clique na figura para ampliá-la.



Agora me diga uma coisa, no fundo no fundo a gente tem que concordar com a carinha do olhômetro, tem que sacanear quem escuta musica ruim e lê essas drogas!!!!!


Sds


PS. Vamos fazer uma enquete nacional, diga o que você lê, que tipo de musica você gosta e em quem votou nas últimas eleições. Tenho certeza que o resultado será o óbviu-u-lulante, como diz o Zé Simão!

.

2 comentários:

  1. O cara do olhômetro é UMA cara, hahaha. Mas valeu, e seu texto ficou bem legal. =)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. um americano que lê páuno coelho está, pelo menos lendo algo, para eles, "exótico", ou seja, no minimo, um sujeito curioso. talvez venha daí seu escore "não-tão-ruim".

    ResponderExcluir