sábado, 5 de setembro de 2009

sarney, o camaleão – parte 4

.
CAPITAIS SARNEYS OS 12 PECADOS CAPITAIS DOS SARNEYS

Por Domingos Dutra (PT-MA)

Foi difícil resumir as estripulias praticadas pelos Sarneys nos últimos 20 anos que resultaram em prejuízos de milhões de reis e em trapaças políticas com graves repercussões para democracia e a cidadania de maranhenses, Amapaenses e brasileiros. Com certeza cometi injustiças nesta seleção, deixando de fora casos mais graves fora. Deixo para o jornalismo investigativo, estudiosos os indignados e este roteiro para pesquisas e outras providencias

1 – ESTRADA DO ARAME – A Governadora Roseana pagou 33 milhões de dólares à empresa EIT – Empresa Industrial Técnica para fazer a uma estrada ligando os municípios de Arame a Paulo Ramos. O dinheiro foi pago e nenhum palmo de asfalto foi feito. 2– USIMAR – A Governadora Roseana presidiu a reunião do Conselho Deliberativo da SUDAM que aprovou um empréstimo de 44 milhões de reais para empresa USIMAR para instalação de uma fábrica em São Luís. O dinheiro foi liberado e sequer o alicerce foi feito, contribuindo para extinção da SUDAM. 3 – PÓLOS DE CONFECÇÃO: ROSÁRIO – A Governadora Roseana juntamente com o Presidente Fernando Henrique inauguraram em 1998 uma fabrica de confecção no Município de Rosário, a 60 KM de São Luís, denominado polo de confecção de Rosário, para gerar 10 mil empregos em parceria com um Chinês. O Banco do Nordeste liberou 240 milhões de reais. A fábrica fechou, o Chinês desapareceu, deixando 3.600 famílias pobres e endividadas. SÃO LUÍS – Escândalo nos mesmos moldes doPólo de Confecção de Rosário, articulado por pessoas ligadas à Senadora, envolvendo secretarias estaduais, sob o comando do marido Jorge Murad. Empréstimo no Banco do Nordeste de mais de 80 milhões reais. O dinheiro sumiu. O projeto faliu, deixando 800 famílias endividadas.

4 – PROJETOS DE IRRIGAÇÃO: SALANGÔ – projeto de irrigação localizado no Município de São Mateus a 180 KM de São Luís. Com área de 3.600 hectares. Era para desenvolver agricultura irrigada. O marido da Governadora Roseana Jorge Murad se apossou do projeto. Foram gastos 74 milhões de reais, sem produzir quase nada. DIBOM – Distrito de Irrigação da Baixada Ocidental Maranhense (Município Palmeirandia). Há 20 anos foram desperdiçados mais de 94 milhões de reais, sem qualquer benefícios para os agricultores familiares, que hoje continuam pobres e trabalhando de roça no toco. SÃO BERNARDO – Projeto de Irrigação Taboleiro de São Bernardo (Município Magalhães de Almeida). 11 mil hectares de terra foram desapropriados em 1988, para fins de irrigação. Mais de 170 milhões de reais foram gastos, sem produção e melhoria de vida para os agricultores. 5 – PRIVATIZAÇÃO: CEMAR – A Centrais Elétricas do Maranhão S.A – Cemar era uma empresa pública responsável pela distribuição de energia elétrica. A mesma era feudo dos sarneys, que a faliram. A Cemar foi vendida para uma empresa americana, que após descobrir o rombo desfez o negócio, sendo depois privatizada e arrematada pelo Grupo Oportunniti pelo valor de R$ 1,00 (um real). BANCO DO ESTADO A Governadora Roseana endividou o Estado do Maranhão com um empréstimo de 333 milhões de reais dizendo ser para o saneamento do banco. Após o dito saneamento o banco foi comprado pelo Bradesco por 66 milhões de reais; 6 – CASO LUNUS – Em 2002 a Polícia Federal com autorização judicial apreendeu no escritório da Empresa LUNUS, de propriedade da Senadora e de seu marido Jorge Murad a bacatela de 1.300.000,00 reais. Na afobação sete versões foram dadas para mencionada dinheirama e nenhuma colou. A Senadora acabou desistino da candidatura a presidente, porém recuperou na justiça dinheiro sem origem conhecida. O processo ainda dorme em alguma gaveta dos tribunais.

7 – CONVENTO DAS MERCÊS – Era o mais importante prédio público do Maranhão. Fundado em 1654 pelos frades da ordem dos mercedários, sendo depois e por muitos anos Quartel da Polícia Militar. O Senador José Sarney se apossou do mesmo, para servir de cemitério unicamente para sí. 8 – USO DO SENADO PARA FINS PARTICULARES – O Senador Sarney fez uso: Um advogado na campanha dele e do Governador do Amapá, nas eleições de 2006. Uma jornalista do Senado em sua campanha no Amapá e de sua filha no Maranhão nas eleiçoes de 2006. De seguranças do Senado para proteger seus imóveis em São Luís. Uma moseóloga dos Correios para prestar serviços no Convento das Mercês, na capital maranhense, com custos de 400 mil reais para o Senado. E por fim é responsável por 70% do trem da alegria que inchou o Senado Federal nos últimos anos, confirme relatos da imprensa nacional. 9 – ATERRO O BACANGA – Sarney Presidente da República e Cafeteira Governador do Maranhão. Os dois engendaram uma forma bacana de desperdício de recursos públicos: desenterrar e enterrar areia. Foi assim que enterraram 60 milhões dólares no aterro do Bancanga, em São Luís, aterrando 50 hectares de areia no mangue. Apesar da oposição do Ministério Público Federal e da Justiça Federal em face dos danos ambientais, os pinicos de dólares foram aterrados e desterrados. A maior utilidade do aterro foi a celebração da santa missa pelo Papa João Paulo II. Hoje os campos naturais da baixada estão salgados pela invasão da água do mar, com prejuízos pala milhares de famílias e parte da Baía de São Marcos está assoriada com graves prejuízos para navegação. Dizem que após a dragagem do aterro do bacanga, o maquinário deu um passeio lá pelas bandas da Ilha Encantada. 10 – REIS PACHECO – Na eleição de 1994, o Senador Cafeteira ganhou mas não levou as eleições para governador. Além de fraudes e abuso de poder econômico e político, denunciados pelo Senador, o Senador José Sarney inventou um morto vivo chamado Reis Pacheco, acusando Cafeteira do assassinato de uma pessoa que havia atropelado e levado a óbito o seu sogro. Para tanto uma certidão de óbito foi fabricada em Fortaleza com ampla divulgação nos meios de comunicação da oligarquia durante todo o segundo turno, o que contribuiu para garantir a vitória de Roseana Sarney. Após o pleito o morto apareceu e continua vivinho da silva!

11 – CASSAÇÕES NO AMAPÁ - O Senador João Capiberibe e a esposa, Deputada Janente Capiberibe foram cassados, acusados pela compra de dois votos por R$ 26,00. Os dois parlamentares acusam o Senador Sarney de ter manipulado o processo. Recentemente a justiça federal do Amapá desqualificou as provas que levaram à cassação dos dois políticos do PSB.

12 – CASSAÇÕES NO MARANHÃO: DR. MILTINHO (PT) - Nas eleições de 2004 o candidato a prefeito do PT, Dr. Miltinho elegeu-se prefeito de Barreirinhas, derrotando Albérico Filho (PMDB), sobrinho do Senador Sarney. Nas eleições de 2008, Dr. Miltinho reelegeu-se derrotando novamente o sobrinho do Senador. Durante a campanha, Alberico pabulava que Miltinho não seria candidato. Coincidencia ou não o Juiz Eleitoral titular foi substituido por outro que de pronto aceitou impugnação de Albérico Filho contra a candidatura do PT; decisão que foi reformada pelo TRE e pelo TSE. Após o pleito, embora sem qualquer impedimento o juiz titular continuou afastado do cargo. Outro Juiz foi designado para Barreirinhas. Albérico Filho apostava que Miltinho não seria diplomado. Coincidencia ou não o juiz imposto cassou a candidatura do prefeito eleito, mandando diplomar e empossar o sobrinho do Senador. Dr. Miltinho recorreu ao TRE conseguindo uma liminar que lhe garantia a posse. Três horas antes da diplomação o juiz cassou novamente o prefeito eleito e tentou diplomar o sobrinho do Senador. Com a confusão formada, o Juiz mandou rasgar o diploma do candidato derrotado e entregou o diploma ao Prefeito eleito, porém na Ata o juíz registrou a diplomação do sobrinho do Senador Sarney. A prefeitura está com a Presidente da Câmara à espera de decisão da justiça eleitoral. A cobiça do grupo Sarney pela Região dos Lençóis deve-se à expansão do turismo e à exploração de gás e petróleo, em especial nos municípios de Santo Amaro e Barreirinhas. Com informações privilegiadas eles se antecipam, compram terras a preço de banana e tentam cassar os eleitos para colocar no lugar vaqueiros e familiares. DR. JACKSON LAGO (PDT) - Após perder as eleições de 2006, o Senador Sarney move céus e terras, no planalto e na planície, em terreiro de macumba e em procissão de todos os santos, tentando cassar o mandato do Governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) para presenteá-lo à sua filha. É para esta gente que querem entregar novamente o Maranhão.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário