sexta-feira, 4 de setembro de 2009

sarney, o camaleão – parte 1

CASSAÇÃO INJUSTA DO GOVERNADOR DO MARANHÃO!

Deputado Domingos Dutra (PT-MA)

O Senador José Sarney vem se especializando em cassar adversários, invertendo na justiça o poder que lhe foi negado no voto, presenteando com mandato quem perdeu as eleições. No Amapá Sarney é acusado de articular a cassação do Senador João Capiberibe e da Deputada Janete Capiberibe, cassados por suposta compra de dois votos pelo valor de R$ 26,00 (vinte e seis) reais. Agora o Senador tenta cassar o Governador do Maranhão Jackson Lago para presentear a sua filha Roseana e em Barreirinhas, o petista Dr. Miltinho para entregar a prefeitura ao seu sobrinho Albérico Filho. O Senador Sarney tem 55 anos de mandato. A última eleição que disputou pelo Maranhão foi em 1978. Em 1990, o mesmo refugiou-se no Amapá, que era território e foi transformado em estado em 1988 quando era Presidente da República. Nestas cinco décadas, Sarney pessoalmente e através de seus vaqueiros tratou o Maranhão como sua fazenda e o povo como seu gado, interferindo nas indicações e eleições de todos os governadores até 2006. Em 2006, no segundo turno, em uma eleição plebiscitária, Jackson venceu Roseana, interrompendo 40 anos de desmandos. Inconformada Roseana Sarney impugna no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o diploma de Jackson Lago, fazendo 11 acusações de abuso de poder econômico, compra de votos e abusos de poder político contra o governador eleito . O julgamento começou na noite do dia 03 e terminou na madrugada do dia 04 de março com a cassação do governador por 4 a 3. Das 11 acusações o Relator Eros Graus rejeitou 6 e acatou 5. O Ministro Lewandowski, rejeitou 10 acusações, acatando apenas 01 denúncia de compra de votos. Os Ministros Felix Fischer e Fernando Gonçalves rejeitaram 09 e acatando apenas 02 acusações de abuso de poder político.

Os dois últimos Ministros Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani inocentaram Jackson de todas as denúncias. Com isto a bola ficou nos pés do Presidente Aires de Brito, que desempatou a partida dando o quarto voto que cassou o governador por abuso de poder político. Jackson Lago foi cassado por 4 a 3, acusado de ter cometido um "crime hediondo" chamado de abuso de poder político, recebendo de quatro ministros a pena capital de cassação do mandato. O que fez Jackson de tão grave a ponto de ser cassado por Roseana? O cidadão Jackson Lago participou em abril de 2006 do aniversário da cidade de Codó, ato que contou com aproximadamente 500 pessoas e discursou em uma reunião de lançamento do PRODIM na cidade de Pinheiro em maio de 2006 para cerca de 50 pessoas. Foram estes dois eventos com pouco mais de 500 pessoas, seis meses antes das eleições, que a Senadora acusa de ter lhe derrotado com uma diferença de quase 100 mil votos no segundo turno. O pior é que esses dois eventos anularam todos os mais de 1.400.000 (hum milhão e quatocentos mil) votos que Jackson Lago teve no primeiro turno. Você acredita Nisso? Pois isso aconteceu! Marrapá! Só na caixa prego! A participação de Jackson Lago no aniversário de uma cidade e em uma pequena reunião seis meses antes das eleições não é suficiente para justificar pena tão dura de cassação de mandato conquistado pela vontade limpa do povo, após anos de suor, lágrimas e sangue de muitos maranhenses. As ações do Senador José Sarney e de seu grupo político merecem reflexão e repúdio de todos os maranhenses: Eles acusam os maranhenses de venderem o voto para Jackson. Eles anulam o seu voto sem que você tenha cometido qualquer ilegalidade no dia da eleição. Eles cassam um governador de Estado com uma só lapada. Eles querem empossar Roseana de qualquer jeito. Não entra na cabeça de ninguém que Jackson Lago, homem simples, sem mandato e sem posses possa ter derrotado com abuso de poder político um grupo cujo cacique tem 55 anos de mandato, com a filha e o filho no parlamento há anos, controladores dos meios de comunicação do Estado; proprietários de empresas variadas; donos de ministérios e cargos públicos federais em vários cantos do País; possuidores de patrimônios milionários e que usaram e abusaram do prestígio, da imagem e da voz do Presidente Lula na campanha.

Será que o Senador Sarney e sua gente tem coragem de se olhar no espelho e perguntar: espelho, espelho meu, tem gente que usa e abusa do poder mais do que eu? Inacreditável! Mas como as escrituras anunciaram que no final do mundo o antecristo ía aparecer, ele apareceu e fez Jackson Lago ser cassado, acusado de abusar do poder contra os pobres dos sarneys. A batalha não está perdida. O Tribunal Superior Eleitoral ainda pode rever sua decisão. Temos ainda o Supremo Tribunal Federal, protetor dos direitos constitucionais violados e o povo maranhense, verdadeiro dono do poder, como diz a Constituição. Na democracia o poder se conquista no voto e não por golpe. Não somos sapos para morrer debaixo do pé do boi. O Maranhão não é uma capitania heredidária para ser herdado. O nosso povo não é gado para ser pisado e humilhado pela oligarquia Sarney. A nossa liberdade será agora ou nunca será, pois se o Governo do Maranhão cair novamente nas mãos dos sarneys, murads e carcarás serão mais 40 anos de perseguições, miséria e pobreza. Se o Senador Sarney insistir em tomar o governo na marra, poderá haver uma tragédia no Maranhão e ele será o único responsável. Temos que honrar nossos antepassados e defender nossa honra, nossa alma, nossa dignidade e nosso voto. Na noite do julgamento o Governador Jackson declarou que está disposto a sacrificar a própria vida em defesa do voto popular. O Governador Jackson Lago pode contar comigo! Pois é mais digno lutar e ter uma alma honrada a ser um morto vivo.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário