domingo, 4 de abril de 2010

O Brasil Rural e o Saneamento

.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), é reduzir, até 2015, 50% o número de pessoas que não tem acesso a água potável e esgoto.

O Brasil (que, conforme o organismo classificatório, tem entre a 8a e 10a economia do mundo), apresentou um retrocesso, de 1992 a 2008, o índice de pessoas que tem (ou tinham), acesso a esgoto, caiu de 89,7 % para 76,9%.

Estamos um pouquinho pior que a Nigéria (que, conforme o organismo, está entre a 39a e 44a economia do mundo), onde 25% das pessoas que moram no campo tem o esgotamento sanitário adequado.

Quase metade de todos os moradores do campo do Brasil, cerca 30 milhões de pessoas, o que representa aproximadamente 16% da população utiliza fossas rudimentares, 5,6% depositam seus dejetos em valas e 3,1% jogam direto em rios, lagos ou no mar.

Para mais de 6 milhões, o drama é ainda pior, simplesmente não contam com nenhuma forma de se livrar do esgoto.

Comentário Politicamente (In)Correto

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos durante a Cúpula do Milênio, em Nova York, em 2000, quando líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

Pelo visto, o caminho e$borniano é o oposto, a opção é comprar o eleitor com uma bolsa, o resto que se dane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário