Os grupos que trabalham na proteção dos tubarões-baleia e raias-manta, em Moçambique, estão pedindo apoio internacional para a implementação de legislação contra a matança indiscriminada desses animais.
Em 1 minuto você pode ajudar a salvar a população desses animais naquele país, afinal, você gostaria de ver dois dos mais lindos e inofensivos gigantes marinhos, assim:
Ou assim:
Ajude assinando a petição on line.
The Petition
Excelentíssimos Senhores Doutores,
Presidente da República de Moçambique,
Ministro do Turismo de Moçambique,
e Ministro da Pesca de Moçambique,
Tendo ouvido a respeito de vosso País e tido acesso a fotos, vídeos e informações turísticas disponibilizadas pela Internet, fiquei maravilhado com a beleza de vossas praias, com as narrativas de receptividade de vosso povo e com a riqueza da cultura de Moçambique.
Mas o que levou a mim (e a muitos de meus amigos) a alimentar interesse em visitar vosso país foi a certeza de mergulhar com tubarões-baleia e especialmente com raias-jamanta das duas espécies existentes em Moçambique. A existência desses animais em vossa costa é uma riqueza turística incalculável, capaz de melhorar profundamente a qualidade de vida de vosso povo.
Por isso fiquei profundamente preocupado ao saber sobre a devastadora matança de raias-jamanta e móbulas que tem ocorrido ao longo da costa de Moçambique, em especial em Inhambane (Legogo e Tofo), e também ao saber que tal atividade não é proibida por lei.
A costa de Inhambane é o lar de uma das maiores populações de raias-jamanta (mantas) do mundo, e mesmo assim, estima-se que haja menos do que 1500 indivíduos. Por isso, se os pescadores continuarem com a matança, essa população MUITO em breve terá sido esgotada.
As raias-jamanta (mantas), móbulas e os tubarões baleia são uma riqueza DO VOSSO PAÍS, do povo de Moçambique, e deveriam ser protegidos por lei para que essa riqueza seja explorada como fonte INESGOTÁVEL de recursos, com lucros no curto, no médio e no longo prazo.
Por outro lado, colhê-los de maneira insustentável para usá-los como alimento beneficiará apenas alguns poucos indivíduos e por muito pouco tempo.
Entendo a perspectiva dos pescadores: eles estão apenas tentando sobreviver e alimentar suas famílias. A maioria deles não sabe que as populações de alguns gigantes marinhos não conseguem sobreviver à pressão da pesca. Cada arraia manta tem apenas um filhote a cada período de dois a três anos em média. Se essa população continuar a ser pescada, logo terá sido extinta, e para sempre.
1500 animais é uma população IMENSA para fins turísticos, porque representa quase uma garantia aos turistas de que verão alguns indivíduos em suas visitas a região.
Esses mesmos 1500 animais não representam quase nada para a pesca, até porque uma população tão pequena sobreviverá por poucos anos até se extinguir por completo.
O fato de existirem muitos recursos pesqueiros para a subsistência das comunidades locais justifica a criação de leis de proteção aqui requeridas, pois visam proteger o futuro de muitos outros cidadãos de Moçambique que já dependem ou dependerão com turismo na imensa cadeia de negócios que funciona e se expandirá pelo país nos próximos anos.
A triste guerra civil que vosso povo enfrentou acarretou no DESAPARECIMENTO dos vossos animais terrestres (girafas, elefantes etc.), que eram importante fonte de RECURSOS TURÍSTICOS de Moçambique. Enquanto países vizinhos possuem parques que atraem milhões de turistas todos os anos para verem esses animais, Moçambique agora se esforça para recuperar essa riqueza.
Moçambique conta agora com a BÊNÇÃO de ter outra fonte incrível de recursos turísticos em seus gigantes marinhos, mas essa fonte se esgotará em muito menos tempo do que os animais terrestres se a matança não parar imediatamente.
Provavelmente os Senhores não estão a par dessa questão, tenho certeza de que já teriam tomado providências para parar a matança caso tivessem.Todavia, algo precisa ser feito agora, antes que seja tarde demais.
Os Senhores precisam agir agora! Façam a diferença e PROTEJAM essas espécies valiosas! Não demorem a proteger o FUTURO DE VOSSO PAÍS.
Eu e centenas de mergulhadores brasileiros esperamos a oportunidade para visitar ou retornar a seu país nos próximos anos, e como nós, tantos outros de muitos outros países, interessados em ver essa riqueza marinha descomunal que certamente será a fonte de recursos mais bem guardada e protegida por Vossas Excelências.
Cordialmente, Potenciais Turistas de Moçambique
Quem já assinou
eu gostaria muito de ajudar mas tenho apenas 10 anos
ResponderExcluirporque sera que eles nao tentam tomar uma providencia
ResponderExcluira diversidade tem que ser preservada
ResponderExcluirnossa!
ResponderExcluirenquanto aqui no Brasil não tem nada disso