quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Corrupção nas polícias

.
Uma pesquisa recente do ministéio da Justiça "constatou" que mais de 50% dos policiais do brasil fazem ou fariam vista grossa para corrupção entre seus colegas.
Inventaram a roda!
"Priscas eras", os serviços de informações federais já sabiam que, na década de 90, quase 50 % dos policiais civis e militares estavam envolvidos, direta ou indiretamente com o crime organizado.
Não era fazer vistas grossa, eram quase a metade, do que a gente chama de polícia, ENVOLVIDA com o crime, seja de forma passiva ou ativa.
De lá para cá.... alguém acha que melhorou alguma coisa?
Comentário politicamente (in)correto
Falar em segurança pública, sem mudar radicalmente a estrutura existente, é pura balela, ou a repetição e$borniana de sempre mudar tudo para não mudar nada.
A mudança deveria incluir a eliminão de funções. Os cargos de chefia deveriam ser por merecimento, todo o policial deveria começar do zero, depois ser promovido, preferencialmente através de provas. Acabar com esses pseudo cursos superiores que são academias de polícia militar. Chega de pagarmos para policiais brincarem de soldado ou deixar um cara que fez curso de direito em cacimbinha do norte virar "delega" e mandar na polícia.
Mas, principalmente, criar a função de juiz ou promotor de instrução, que direcionaria todo o trabalho da polícia. Tirando o poder dos policiais de decidirem o que e como investigar, isso sim ajudaria a diminuir a corrupção e ao mesmo tempo poderia inibir a tortura como método de investigação, ainda feita e tolerada por muitos policiais incompetentes e criminosos.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário