domingo, 30 de maio de 2010

As condições de trabalho na China - Escravos Pós Modernos - Parte 4

.
Para quem vive comparando o modelo de crescimento chinês com o resto do mundo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Protestos na fábrica chinesa do iPad após 11º suicídio

A informação é do jornal inglês Telepraph, 25-05-2010.

Os manifestantes prestaram homenagens aos mortos em frente à sede da Foxconn, empresa chinesa que fabrica o IPad, após o 11º suicídio.

Li Hai, 19 anos, trabalhador da Foxconn, empresa que produz os iPads na China, atirou-se do telhado da fábrica. Uma onda de suicídios de trabalhadores tem alertado para as condições de trabalho na fábrica da Foxconn em Longhua, a maior do mundo, onde mais de 300 mil trabalhadores asseguram a fabricação de componentes para empresas como a Apple.

Os protestantes manifestaram-se à porta da fábrica conduzindo rituais funerários, incluindo as tradicionais oferendas aos mortos, após o 11ª suicídio este ano.

A morte de Li Hai surge dias depois de um trabalhador de 21 anos ter caído do quarto andar e dez dias após dois outros colegas também terem se atirado de outros andares do edifício. A Foxconn já afirmou que conseguiu prevenir 20 tentativas de suicídio este ano.

Lu Xin, de 24 anos, recém-licenciada, escreveu no seu diário pouco antes de se suicidar no dia 6 de Maio: “Vim para esta empresa por dinheiro, mas agora percebo que estou desperdiçando a minha vida, o meu futuro. Cometi um erro no primeiro passo da minha vida adulta. Estou perdida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário