.
O Paraná tem uma vida política parecida com a do nordeste, cheia de coroneis, senhores feudais, clãs e quadrilhas.
Durante mais de 20 anos, um dePUTAdo foi presidente da casa da mãe Joana paranaense, a Assembléia Legislativa, seu nome anibal curi.
Ele e seu grupo, ou melhor, sua quadrilha, controlaram a política do estado, todas as grandes falcatruas tiveram a participação desse grupo, dos esquemas de grilagem e desapropriações de terras aos crimes meramente financeiros. No intervalo de tudo isso, eles se locupletavam com esquemas na própria Assembléia.
Foram seus aliados a maioria dos governadores que passou pelo estado, incluindo o clã do governador eleito, os "richa".
Beto richa, filho de josé richa ex-governador do estado, era um político inexpressivo, mas foi alçado a prefeito de curitiba pelo clã e seus aliados. Com a ajuda dos tradicionais grupos econômicos, co-controladores e financiadores do poder em Curitiba e no estado, virou governador, com a missão de dar continuidade a tradicional política coronelista paranaense.
Voltando o anibal cury, foi o grande arquiteto da transformação da assembléia legislativa do paraná nesse grande puteiro que é hoje. Montou os esquemas de corrupção e clientelismo que controlam a casa durante essas últimas décadas.
Os curitibanos brincam que não existe um nativo que não tenha um parente ou amigo que não seja ou tenha sido funcionário fantasma dessa casa da mãe Joana paranaenese.
Depois que morreu, obviamente os esquemas continuaram, com os dePUTAdos (nos quais se inclui alexandre curi, para manter a tradição dos paranaeses de manter os feudos), e com a ajuda inestimável do sindicato dos funcionários desse grande puteiro. Só nas últimas gestões, estima-se que o roubo ultrapasse os R$ 100 milhões.
O jornal A Gazeta do Povo do Paraná, depois de décadas ligado ao poder, não se sabe por que, brigou com o stablishment legislativo e começou uma série de reportagens intituladas "os diários secretos da assembléia legislativa", reportagens pelas quais foi premiada.
Mas tudo caminha para o velho e tradicional jeitinho e$borniano/brasileiro.
Em nivel legislativo as coisas já caminharam para transformar tudo na tradicional pizza. Até argumentos de família tradicional da política paranaese foi usado como "desculpa" para defender os dePUTAdos corruptos. Para piorar, o atual presidente desse puteiro, dePUTAdo nelson justus, do DEM, metido até o pescoço nas falcatruas, foi eleito com uma votação significativa, provando que os paranaeses, como o resto dos brasileiros, não tem vergonha na cara e não coloca a corrupção como valor na hora da eleição (coisa que o PT também se deu conta).
No judiciário paranaese, que também sofre uma série de acusações de irregularidades, a coisa anda meio morna, com aquele ar de seguir para o caminho do decurso de prazo, absolvendo todo mundo.
Enfim, diz o ditado, cada povo tem os políticos que merecem, só que na E$bórnia chamada brazil, temos os políticos e juizes que merecemos.
Para manter a coisa na memória, um videozinho da rede Gazeta sobre os diários secretos desse puteiro em que foi tranformada a assembléia legislativa do Paraná. Os apresnetadores são meio fraquinhos, mas vale a pena ver.
Para saber mais, leia e assista os vídeos sobre a série de reportagens: "OS DIÁRIOS SECRETOS", no site do grupo RPC, donos da Gazeta do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário