segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A sinuca afegã.

.
Na semana passada o general americano Stanley McChrystal, comandante das tropas da OTAN no Afeganistão, falou para o tablóide alemão Bild que os insurgentes estão criando uma situação de perigo constante para obrigar as tropas a ficarem nas bases, só se deslocarem em veículos blindados e evitar qualquer interação com a popiulação. Uma situação de quase de isolamento.

Segundo o Der Spigel, os militares alemães posicionados na região de Kunduz já estão nessa situação, o que torna sua participação militar na região, quase inútil.

Comentário Politicamente (In)Correto

Os americanos (e agora a OTAN por tabela), estão cometendo uma falha grave, que é não aprender com a história, nem com a história militar. Para um nação beligerante, não é uma posição muito experta.

Bastaria rever o que aconteceu com os soviéticos, foi exatamente igual, a estratégia do Taliban e dos chefes tribais, levou os soviéticos a se protegerem (ou se esconderem), apenas nas bases fortificadas e em Cabul, deixando o resto do país para os revoltosos.

O "país" é uma colcha de retalhos, todo dividido entre os chefes tribais, que tem como hobby guerrear entre si antes do café da manhã, mas quando são invadidos, unem-se e vão para o tudo ou nada.

Os afegãos fazem isso a séculos, o primeiro relato de invasão foi em 330 AC, por Alexandre o grande, arabes (que os converteram), mongois, ingleses e soviéticos, todos já tentaram.

Os caras são tão bons nisso que em 1919 os ingleses, ainda donos de metade do mundo, foram obrigados a reconhecer sua independência e sair do país.

Aguentaram a primeira parte da invasão soviética com fuzis de repetição da 2a guerra e o que conseguiam arrumar no mercado de sucatas militares internacional.

Depois veio a ajuda maciça dos americanos, com armas modernas e treinamento. Agora sabem usar armas automáticas e tudo de mais avançado que lhes cair nas mãos, com o plus do relevo, e da grana da papoula.

Quero ver os americanos sairem dessa, é uma sinuca de bico das mais bonitas, façam suas apostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário