Mostrando postagens com marcador Taliban. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Taliban. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A sinuca afegã.

.
Na semana passada o general americano Stanley McChrystal, comandante das tropas da OTAN no Afeganistão, falou para o tablóide alemão Bild que os insurgentes estão criando uma situação de perigo constante para obrigar as tropas a ficarem nas bases, só se deslocarem em veículos blindados e evitar qualquer interação com a popiulação. Uma situação de quase de isolamento.

Segundo o Der Spigel, os militares alemães posicionados na região de Kunduz já estão nessa situação, o que torna sua participação militar na região, quase inútil.

Comentário Politicamente (In)Correto

Os americanos (e agora a OTAN por tabela), estão cometendo uma falha grave, que é não aprender com a história, nem com a história militar. Para um nação beligerante, não é uma posição muito experta.

Bastaria rever o que aconteceu com os soviéticos, foi exatamente igual, a estratégia do Taliban e dos chefes tribais, levou os soviéticos a se protegerem (ou se esconderem), apenas nas bases fortificadas e em Cabul, deixando o resto do país para os revoltosos.

O "país" é uma colcha de retalhos, todo dividido entre os chefes tribais, que tem como hobby guerrear entre si antes do café da manhã, mas quando são invadidos, unem-se e vão para o tudo ou nada.

Os afegãos fazem isso a séculos, o primeiro relato de invasão foi em 330 AC, por Alexandre o grande, arabes (que os converteram), mongois, ingleses e soviéticos, todos já tentaram.

Os caras são tão bons nisso que em 1919 os ingleses, ainda donos de metade do mundo, foram obrigados a reconhecer sua independência e sair do país.

Aguentaram a primeira parte da invasão soviética com fuzis de repetição da 2a guerra e o que conseguiam arrumar no mercado de sucatas militares internacional.

Depois veio a ajuda maciça dos americanos, com armas modernas e treinamento. Agora sabem usar armas automáticas e tudo de mais avançado que lhes cair nas mãos, com o plus do relevo, e da grana da papoula.

Quero ver os americanos sairem dessa, é uma sinuca de bico das mais bonitas, façam suas apostas.

domingo, 6 de setembro de 2009

O grande financiador do Taliban

É um segredo mal guardado que ninguém quer falar, a verdade que não é bem-vinda que a maioria prefere esconder. No afeganistão, uma das principais fontes do Taliban vem da ajuda anglo-americana que vai para o país.

Virtualmente todo grande projeto inclui uma boa cota para os insurgentes. Chame isso de dinheiro para proteção, chame extorção, ou, como o Talibam mesmo prefere chamar, despojos de guerra, a verdade é que os doadores internacionais, principalmente os Estados Unidos, são, em grande parte, financiando os seus próprios inimigos.

"Todos sabem o que está acontecendo", diz um oficial da embaixada americana, falando anonimamente.

É quase impossível determinar quanto os insurgentes estão gastando, tornando difícil
localizar as fontes dos fundos.

Mullah Abdul Sallam Zaeef, ex-ministro do Paquistão, um pouco mais que hipócrita quando ele disse ao GlobalPost que os militantes operam com financiamento próprio.

Sempre se pensou que o Taliban financiava suas operações através da produção e venda de ópio, que chegaria a 400 milhões de dólares por ano. De acordo com um artigo do Los Angeles Times, uma investigação do senado americano concluiu que o lucro na venda de ópio chega perto de 70 milhões de dólares apenas.

LA Times reporta: "Em uma das mais desconcertantes conclusões, o relatório do Senado afirma que os EUA 'inadivertidamente' contribuiu para o tráfico de drogas dos insurgentes...apoiando os chefes militares que tinham o seu ganha pão do fluxo de drogas ilegais... Estes chefes militares mais tarde negociaram o seu status como aliados dos americanos ao assumir altas posições no novo governo afegão, preparando o chão para a corrupção entre as drogas e as autoridades que permeia a estrutura de poder que se ve hoje no Afeganistão"
.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A vitória americana no Afeganistão

.
Da Folha de São Paulo:
O comandante das tropas dos Estados Unidos e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão, o general Stanley McChrystal, entregou nesta segunda-feira uma esperada revisão da estratégia militar no país. Sua avaliação indica que a guerra, que já dura oito anos, está em uma situação "séria", mas que o sucesso no conflito pode ser obtido com mudanças nas táticas.
Também da Folha:
Ao menos 25 de veículos e contêineres com suprimentos para as tropas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foram destruídos em um ataque com foguetes contra o comboio na Província sudoeste paquistanesa de Baluchistão, informou o canal Geo TV. No vizinho Afeganistão, a polícia afirma que um grupo de militantes do grupo islâmico radical Taleban fez uma emboscada contra um outro comboio da aliança militar no sul do país.
Comentário politicamente (in)correto
O atoleiro está montado, se ficarem o pau continua comendo e sem perspectiva de solução, se sairem demonstram não ter condições de aguentar o tranco e dá a deixa que os radicais querem para apregoar a capacidade de vencer o demônio ocidental, pela segunda vez (fizeram isso com os soviéticos).
Os radicais de cá colocaram uma parte do mundo em outra guerra santa, isso nunca terminou bem. De quebra, colocaram gasolina na fogueira regional. Só podia ser mais uma dessas coisas de guerra santa..... Volta e meia parece um maluco filho da puta para inventar uma.
PS. O bush it deixou o Obama numa roubada, quero ver sair dessa.
PS linha. Os americanos deveriam começar a estudar história, nem que seja a deles, poderiam ver esse "deja vu" que estou vendo....
.