quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Mais um vazamento "made in" petrobras

.
Da globo.com

Uma mancha de óleo atingiu praias do litoral Norte do Espírito Santo, em Linhares. O vazamento do produto ocorreu na noite de segunda-feira (23), em uma unidade da Petrobras Transporte S.A (Transpetro) que faz a armazenagem e o escoamento de petróleo. Na terça-feira (24), o óleo atingiu as praias.

De acordo com a Transpetro, cerca de dois mil litros de óleo vazaram para o mar. Houve uma falha durante uma operação de carregamento de óleo de um navio. O problema ocorreu a cerca de 4 quilômetros da costa de São Mateus.

A Transpetro informou que o bombeamento foi interrompido cinco minutos após a constatação do problema. Equipes de técnicos foram enviadas ao local para recolher o óleo.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a extensão do dano ambiental é de 6 quilômetros e atingiu praias no município de Linhares.Cerca de duas toneladas de óleo já foram retiradas do local.

A empresa foi notificada pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema-ES) para controlar o vazamento, conter a mancha, apresentar relatórios sobre causas do acidente e executar a recuperação da área atingida.

Veja nota oficial da Transpetro

"Nota de esclarecimento

Estão em fase final os trabalhos de limpeza de óleo na praia de Degredo, no litoral norte do Espírito Santo. O óleo é proveniente de um vazamento de petróleo bruto em uma monobóia do Terminal Norte Capixaba, no município de São Mateus, ocorrido no final da noite de segunda-feira, 23/11.

Os órgãos ambientais foram imediatamente informados, e a empresa tomou providências tão logo o problema foi constatado, como o envio de embarcações para o recolhimento do óleo, ainda no mar. O vazamento foi calculado em dois metros cúbicos.

As causas do acidente estão sendo investigadas."

PS. O local é um sítio de desova de tartarugas. Porém, de acordo com o IBAMA, não houve impactos na vegetação ou nos ninhos de tartarugas da praia (????? alguém confia nisso????). Duas toneladas de resíduos já foram removidas da areia e aproximadamente dois mil litros de água contaminada já foram retirados do oceano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário