quinta-feira, 11 de novembro de 2010
E para os erros do ENEM?
terça-feira, 2 de novembro de 2010
O VÍCIO DO ESCORPIÃO
Este é o ciclo vicioso: para mudar o neo-populismo é preciso mudar a educação e para mudar a educação é preciso mudar o neo-populismo. O mesmo se dá para a pobreza e para a bolsa-familia.
O populismo não é privilégio de Lula e do PT (o neo-populismo, sim). Todos os políticos populistas dizem que vão acabar com a pobreza, com o anafalbetismo, e a fome. De preferência em um mandato, na forma chinesa. A China continua pobre e analfabeta e nem o capitalismo a salvará. O populista é como o escorpião, ele pode ter boas intenções mas é de sua natureza se eleger pelos que dependem dele.
A China, como qualquer país, tinha duas maneiras de sair da pobreza: investir o excedente, quer dizer, deixar de consumir (ou de comer, no caso); ou importar capital, trabalho acumulado para usar aquela metodologia antiga de Marx e Lênin. Como deixar de comer era impossível, e porque a fome aumenta a população como dizia Jozué de Castro (é da natureza tentar preservar a espécie), a China "descobriu" o capitalismo.
Aliás, Lênin, com a NEP, já sabia que a melhor forma de poupar e investir ainda é o capitalismo. Cuba levou mais tempo, mas já descobriu, agora, que a miséria devasta o país (importam quase 85% do que comem). Os capitalistas vão para a China, produzem mais barato porque o salário é miserável e não se pode fazer greve, e exportam. Mas para manter a exportação é preciso que os salários continuem baixo...e o meio ambiente destruído.
No Brasil, o capital veio por causa da maior taxa de juros real do mundo (eles não são bonszinhos). Isto aqui virou uma festa, os banqueiros aumentaram o lucro, a classe média viajou para Miami e o governo, arrecadando e gastando, dá comida para os pobres. Nossos exportadores param de exportar, nossas indústrias são compradas, e a qualquer momento o capital internacional se manda e o país quebra (Mexico e Argentina conhecem este filme).
E o Mantega reclama da "guerra cambial" e do neo-liberalismo. O capitalismo é assim, meu nego (com perdão do impolitacamente correto). A Dilma acha que vai acabar com a pobreza. A euforia é engana. Na primeira fuga de capitais, parece que estou vendo, os “disquerda” vão dizer que a culpa é do imperialismo, que o mercado interno nos salvará, que a produção de alimentos virá da agricultura dos sem terra, e que é preciso criar a “política comunitária” para denunciar os traidores. Depois, quando passar a euforia, farão como Cuba e China, chamarão de volta o capital, o povo continuará analfabeto e com fome.
Liberar a entrada e saída do capital só funciona se o governante evita a euforia e o gasto público. Com isso, ele sempre terá reservas para enfrentar a fuga do capital. Mas como é que os populistas, que dependem do ato de dar esmolas, vão resistir ao gasto público, e logo agora que eles estão agarrados ao poder, com ajuda dos pobres, da classe média viajante e dos ricos que sustentaram a sua campanha?
Ah, ia me esquecendo, como a demanda é função da disponibilidade a pagar, seria preciso que o mercado interno consumisse três vezes mais o que ele tem capacidade para que as indústrias não fossem à falência. Getúlio Vargas, que era um outro escorpião, que o diga.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Como eles conseguem ser donos do mundo?
AFP - 17/08/2010
WASHINGTON - A maioria dos americanos que está prestes a entrar na universidade não consegue escrever em letra cursiva, acha que o e-mail é lento demais, que Beethoven é um cachorro, o do filme e Michelangelo, um vírus de computador. Foi o que revelou o estudo divulgado nesta terça-feira (17) nos Estados Unidos.
Para os estudantes que se formarão em 2014, a Tchecoslováquia nunca existiu, Clint Eastwood é um cineasta que nunca interpretou "Dirty Harry" e John McEnroe é garoto propaganda que nunca pisou numa quadra de tênis, segundo as respostas de uma pesquisa feita por acadêmicos da Universidade de Beloit.
A lista Mindset (modo de pensar) foi compilada pela primeira vez em 1998 a partir de perguntas feitas à geração que se formaria em 2002, pelo professor de Humanidades Tom McBride e o ex-diretor de relações públicas Ron Nief, da Universidade Beloit.
Criar a lista levou um ano, durante o qual Nief e McBride coletaram contribuições
externas, estudaram minuciosamente jornais, trabalhos literários e a mídia do ano de nascimento das pessoas que entraram na universidade em agosto ou setembro, início do ano letivo nos Estados Unidos. "Em seguida, apresentamos as ideias a todos os jovens de 18 anos de quem conseguimos chamar a atenção", explicou Nief à AFP.
O objetivo era lembrar às autoridades educacionais como as referências culturais se perdem rápido, mas acabou se tornando, rapidamente, uma popular lista anual que demonstra os conhecimentos de uma geração. Os nascidos em 1980 acham que só houve um papa, João Paulo II, que assumiu em 1978 e morreu em 2008.
Para os que chegaram ao mundo em 1981, a Iugoslávia nunca existiu. Eles não entendem por que se escreve com letra maiúscula o nome do sindicato Solidariedad, único independente na União Soviética (FALHA DO TEXTO, ERA SINDICATO POLONÊS E NÃO SOVIÉTICO, TALVEZ O REPORTER TENHA FEITO O ENSINO SECUNDÁRIO NOS EUA), e que conseguiu terminar pacificamente com o comunismo na Polônia, em 1989 (NEM TÃO PACIFICAMENTE).
Os que nasceram em 1984 não tinham ideia de que algo como o apartheid existiu na África do Sul. Enquanto para os que hoje têm 29 anos, Mike Tyson foi "sempre um delinquente", os que são cinco anos mais velhos consideraram o boxeador "sempre um competidor".
"Há dois anos, havia alguns estudantes que (disseram) que aprenderam datilografia em uma máquina de escrever", enquanto agora há alguns de 30 anos que não sabem que a IBM foi fabricante de máquinas de escrever, disse Nief.
Para os alunos secundaristas que se formam este ano, a Alemanha nunca foi dividida, os atletas profissionais sempre competiram nos Jogos Olímpicos, os "reality shows" sempre existiram na televisão e as companhias aéreas jamais permitiram fumar a bordo.
Comentários Políticamente (In)Corretos
Bom, se nas terras tupiniquins achar que a poluiçao é causada pelo fato da terra ser esférica e não quadrada, afirmar com orgulho que nunca leu um livro te qualifica a ser presidente da reública.....
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Triste mas verdadeiro
Colaboração do W, que é M.
"O Brasil ficou entre os 8 melhores do mundo no futebol e ficou triste. Mas é o 85º em educação e não há tristeza."
Senador Cristovam Buarque
Comentários Politicamente (In)Corretos
Precisa?
