Mostrando postagens com marcador TV. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TV. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quando o super moderno significa alguns segundos de atraso

.
Premissas:

  • Você tem uma TV com a melhor tecnologia digital do mundo, está ligado a uma operadora a cabo ou por satélite;
  • Seu vizinho tem uma velha TV de tubo, a tela nem é plana, a recepção do sinal é aquela velha antena, talvez ele use uma esponja de aço (vulgo bombril), para "melhorar" o sinal.

Uma situação:

Nesse exato momento está acontecendo um jogo, de qualquer coisa, seja futebol, tênis ou vôlei.De repente, seu vizinho vibra com um ponto, ou um gol, mas você olha e não está acontecendo nada, de repente, 2 a 4 segundos depois, você vê a razão da vibração do seu vizinho, aí é a sua vez de vibrar (ou esbravejar).

Passada a excitação do momento, você começa a pensar e começa a ficar mais encucado, "pera aí", como o diabo do cara sabia que ia sair o ponto ou o gol?

  • Talvez ele seja algum tipo de vidente;
  • Se você for crente, vai achar que é obra de deus, ou quem sabe do demônio;
  • Nãããooo, ele sabe de algum esquema entre "cartolas", já "tava" sabendo quem ia ganhar.

Não é nada disso, para tudo tem uma explicação racional (mesmo que a gente ainda não saiba qual).

Quando o sinal ao vivo é transmitido, principalmente a longa distância e do modo analógico (igual a TV do seu vizinho), precisa ser recebido, convertido para o modo digital (da sua TV "hightech") e retransmitido.

Quam faz isso são programas de computador e isso, mais o percurso pelos cabos, amplificadores de sinal, etc., leva alguma "tempo" (cada uma na faixa dos milisegundos).

Mas na soma de todas essa operações, sua TV "hightech", vai receber o sinal de 2 a 4 segundos depois do seu vizinho de "baixa tecnologia", que não precisa de nada disso para receber a imagem na TV "obsoleta"dele.

Se ele for rápido no gatilho e torcer para um time adversário, pode até tirar um "sarro" da sua cara e você vai ter que esperar de 2 a 4 segundos para saber porque.

terça-feira, 30 de março de 2010

Armando Nogueira, que foi mais Armando do que Nogueira

.
O "forjador do jornalismo de televisão".

Mas quê jornalismo?

Do Blog Diário Gaúcho

A edição/manipulação do debate Collor versus Lula na eleição presidencial de 1989, veiculado pela TV Globo. Vejam como se montou o golpe midiático da eleição de Collor:

Abaixo, as explicações dos editores do JN da TV Globo sobre a célebre manipulação golpista.

Vejam que Armando Nogueira, mais Armando do que Nogueira, conforme depoimento de seus subordinados, escafedeu-se, homiziou-se em lugar incerto, para não participar da edição do JN que selou o resultado das eleições de 1989. Uma edição jornalística manipulada em favor de Fernando Collor, que acabou como todos sabemos.

Esta é a mídia que temos no Brasil e que prevalece até os nossos dias, mesmo que duas décadas tenham transcorrido. Uma mídia que o jornalista Armando Nogueira ajudou a forjar e consolidar. O mesmo Armando que muitos hoje perfumam como "poeta do texto esportivo" e "criador do jornalismo televisivo". Sim, criador do jornalismo de tevê, do jornalismo que apenas expressa a "liberdade de imprensa" dos donos das emissoras.

Mas vejam o imbróglio da edição, no qual Armando, repito, se escondeu - talvez de vergonha - para não ter de participar de um golpe contra a democracia brasileira. Observem que o editor de texto do JN na época, Octávio Tostes, confirma que a edição é uma "peça antológica de como não se deve fazer jornalismo".

Pois, esse jornalismo, esse não-jornalismo, ainda continua no ar.

Edição do debate de 1989 na REDE GLOBO


========================================================

Este último vídeo registra uma vergonha do jornalismo nacional.

Sucessivos chefes de uma organização altamente centralizada vão tirando o corpo fora de um problema, jogando a responsabilidade para os subordinados.

Alguns foram crucificados.

Outros, canonizados.

A culpa, claro, deve ter sido do faxineiro.

quarta-feira, 24 de março de 2010

E na TV.....

.
Um julgamento transformado em carnaval e a final do Big "Brodi", a audiência das TVs devem estar "bombando".

Até nas TVs pagas a coisa está assim, nos canais de jornalismo, um percentual significativo do tempo é gasto com isso.

Sem comentários, o populacho está nas nuvens com tanta diversão saudável e inteligente.

domingo, 30 de agosto de 2009

Mordomia pura

.

Quem não ia querer uma dessas na cama?

.