Mostrando postagens com marcador BNDES. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador BNDES. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para alguns, bolsa-família, para poucos, bolsa-BNDES

.

Da Folha de S.Paulo - JANAÍNA LAGE

Grupo EBX já levou R$ 5,2 bi do BNDES

DO RIO - A empresa de logística LLX assinou um contrato de financiamento de R$°1,2 bilhão com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a construção do porto Sudeste, em Itaguaí (RJ).

As empresas do grupo EBX, do empresário Eike Batista, já contam com um total de R$ 5,2 bilhões em operações contratadas no BNDES. Os segmentos com maior volume de financiamento são os de logística e energia.

O empréstimo foi dividido em duas operações. A primeira, de R$ 407,7 milhões, é destinada à aquisição de equipamentos nacionais.

O empréstimo foi concedido com juros baixos no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento, com prazo de pagamento de 10 anos e taxa de juros fixa de 4,5% ao ano.

A segunda parte do empréstimo, de R$ 805,1 milhões, foi estruturada com base nas garantias do projeto de construção do porto. O prazo é de 12 anos, com TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo, que foi mantida pelo governo em 6% ao ano) e mais 2,18% ao ano.

A LLX afirma que as obras de construção do porto Sudeste começarão em julho e que a entrada em operação ocorrerá no final de 2011.

O investimento total previsto no projeto é de R$ 1,8 bilhão para movimentação de 50 milhões de toneladas/ano de minério de ferro na primeira fase. A empresa afirma que é possível expandir a capacidade para 100 milhões de toneladas.

Ontem, a OGX, empresa do grupo no setor de petróleo e gás natural, anunciou que venceu a disputa por cinco blocos exploratórios em um leilão na Colômbia.

Comentários Politicamente (In)Corretos

O nosso dinheiro alavanca as pirações do cara, que consegue uma grana fácil do poder público.

Assim o BNDES dá gás para o cara vender uma idéia ou o projeto no início (como ele sempre faz), ele embolsa os lucros, que vão para a expeculação no mercado de capitais.

O comprador assume a dívida com o BNDES e nós, os pagadores de impostos, subsidiamos os juros, poucos ganham e os troxas pagam.

Como disse um amigo, para a plebe, bolsa-famíla, para poucos, bolsa-BNDES, os que sobram, paga a conta, com 5 meses por ano de trabalho para pagar os impostos da PeTralhada perdulária.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mordomo lulalau, o filho do brasil e dos....


.
Lula o filho do brasil e dos.............................

Patrocinadores que doaram 10,8 milhões de reais para o filme, a maioria deles tem grandes negócios e/ou interesses com o governo e/ou com a petralhada e a "cumpanherada":

AmBev – Em 2005, o BNDES destinou 319 milhões de reais para a empresa de bebidas.

Camargo Corrêa – A construtora participa das obras do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, tendo recebido, em 2008, 102,7 milhões de reais.

CPFL Energia – O controle da distribuidora de energia está dividido entre a Camargo Corrêa, o BNDES e fundos de pensão de estatais.


EBX – Os empréstimos feitos pelo BNDES às empresas de Eike Batista ultrapassam 3 bilhões de reais só neste ano.




GDF Suez
– A empresa faz parte do consórcio responsável pelas obras da hidrelétrica de Jirau e recebeu do BNDES empréstimo de 7,2 bilhões de reais.
Grendene
– O BNDES aprovou, em 2008, financiamento de 314 milhões de reais para a aquisição total do controle acionário da Calçados Azaléia pela Vulcabrás dos mesmos controladores da Grendene.

Hyundai – Em 2007, o governo federal deu uma mãozinha para a implantação da fábrica da montadora em Goiás.





Neoenergia – O Banco do Brasil e a Previ (fundo de pensão dos funcionários do BB) detêm, juntos, 61% da companhia. Em 2008, o BNDES aprovou crédito superior a 600 milhões de reais para a construção de usinas pelo grupo.

OAS – Foi uma das financiadoras da campanha de reeleição de Lula. Participa das obras do PAC, tendo recebido, em 2007, 107 milhões de reais.

Odebrecht – Venceu em 2007, em parceria com a estatal Furnas, a licitação para a construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira. O valor do investimento foi definido em 9,5 bilhões de reais, com 75% do total financiado pelo BNDES.

Oi – O BNDES aprovou, na semana passada, financiamento de 4,4 bilhões de reais, o maior valor já concedido para uma empresa de telecomunicações. Desde a aquisição da Brasil Telecom (BrT), bancos públicos já aprovaram empréstimos de mais de 11 bilhões de reais ao grupo Oi. O BNDES e a Previ têm participação no bloco de controle da companhia de telefonia.







Volkswagen
– Tem contrato com o governo para o programa Caminho da Escola para a renovação da frota de ônibus escolares. Em agosto, entregou o primeiro lote de 1 100 veículos, pelo qual recebeu 223 milhões de reais


Fonte: Revista Veja

Comentário Politicamente (In)Correto
Eles financiaram o filme, mas quem pagou a conta foram os trouxas que também financiam o bolsa família.