segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sobre nazistas, corruptos e imbecis similares.

.
Tenho duas pastas de favoritos, uma com jornais brasileiros e uma com jornais de alguns lugares do mundo. Faz algumas semanas que abro ambas, ocasionalmente. Falta de saco, as vezes, quando abro todos os dias, tenho que conferir para ver a data das notícias, pois fico com aquela sensação de deja vu. Isso se agrava quando leio os noticiários políticos do brazil. São sempre as mesmas moscas em volta da mesma coisa. O saco explodiu com os escândalos ministeriais. Parece que todo o dia tem notícia requentada. Agora li que o Palocci quer voltar a vida política. Notícias requentadas ou seriam bandidos requentados?

Depois caiu na minha mão a Clio, não o carro, mas a revista espanhola. Traz uma matéria com o título: La Corrupción - Un motor de la história? Mostra que os registros de corrupção coincidem com a invenção da escrita, o que leva a crer que é anterior ao registro da própria história.Hamses, Júlio César, Carlos V, Luiz XIV, Napoleão e Fernando VII e etc., etc., etc. também foram corruptos ou tiveram problemas com corrupção, e populações inteiras sofreram (e ainda sofrem por isso).

Mas que tem a ver o título do post com a corrupção? A ligação é a história e o aprendizado. Tem um jornalistra que fala em alguma inserção de TV uma frase muito obvia e muito verdadeira: Povo que não conhece a sua história, tende a repeti-la.

Parece bobagem, mas é uma verdade. As lições da história, para a grande massa, nunca foram aprendidas, as vezes, nunca foram ensinadas. Um exemplo clássico para a humanidade são as guerras, mãe de grades flagelos. Ao invés de grandes esfoços para elimina-las, a força e os recursos vão para o sentido oposto, busca-se cada vez mais aperfeiçoa-las.

O mesmo com a corrupção, outra mãe de outros flagelos. Apesar dos pesares, corruptos são eleitos e reeleitos. No caso dos países subdesenvolvidos, os corruptos tem cadeiras cativas no poder e conseguem se transformam em simbiontes e parasitas eternos, vide o sarney, uma cadáver ambulante (no sentido físico) e um vampiro (bem vivo), quando se trata de sugar (usar e usufruir segundo suas palavras) dos bens públicos.

Mas indo para o título, hoje li o Spiegel, uma das matérias falava sobre uma provavel ligação dos membros de NPD, o nome atual do NSDAP (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), mais conhecido como partido nazista, com crimes, incluindo assassinatos, o que permitiria bani-lo das organizações políticas alemãs. Parece que os nazistas alemães partiram das ideias idiotas para as ações idiotas e criminosas.


Mas o preocupante não são as atividades criminosas de um bando de imbecis, o ponto chave é a ignorância da história e a aceitação do conceito e da ideologia nazista. Milhares de pessoas, na Alemanhã e em várias partes do mundo (incluindo o brazil), declaram-se "simpatizantes" com o nazismo. Há alguns anos, numa enquete entre alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, Hitler foi eleito como uma das figuras admiráveis da história. Que imbecilidade doentil, genética ou adquirida, pode levar crianças a considerar um homem, que personifica uma ideologia que leva a morte 20 milhões de pessoas, destacando-se 6 milhões por razões religiosas, 100 mil por homofobia e, aproximadamente 1 milhão por racismo e preconceito social variado (ciganos e outras minorias). 


Em que ponto da evolução, o gene que leva alguns grupos a se considerar "superiores" ao resto se fixou e se tornou tão difícil de ser eliminado? Em que ponto da evolução, a corrupção e o direito de usufruir e roubar do coletivo se tornou uma vantagem competitiva?  Em qual ponto da evolução humana ficamos geneticamente bloqueados a aprender com erros da história? 

Pois se isso não é uma doença de origem genética, é por imbecilidade extrema, aí, só resta a extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário