terça-feira, 9 de março de 2010

Tubarões em Perigo

.
Prezados/as,

Na próxima semana, a Convenção CITES, que determina restrições ao comércio internacional de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, estará considerando incluir entre as espécies sob sua proteção oito espécies de tubarões. As propostas podem ser vistas em http://www.cites.org/eng/cop/15/prop/index.shtml .

As tentativas de saber qual a posição que o governo brasileiro vai levar à CITES sobre estas espécies têm sido infrutíferas, para dizer o mínimo. Fontes no MMA dizem que a posição do Ministério é a favor, mas que o MRE se recusa a tomar posição em função de pressões do Ministério da Pesca, esse poço do lobby da pesca industrial que vem embaçando a conservação marinha no Brasil desde sua criação e influenciando nossa posição internacional de uma maneira retrógrada e serviçal aos interesses da pesca industrial.

Ainda dá tempo de fazermos nossa posição conhecida ao MRE. Peço a todos os interessados no assunto que escrevam à Divisão do Meio Ambiente – DEMA do Ministério das Relações Exteriores, dema@mre.gov.br , que é quem coordena nossa delegação na CITES, requerendo o APOIO INTEGRAL DO BRASIL às propostas de inclusões das espécies de tubarão nas restrições de comércio internacional da CITES. Precisamos mostrar aos nossos diplomatas que a cidadania está de olho na posição deles, que deve refletir os interesses do Brasil, e não os do empresariado predatório da pesca e os políticos sacanas que os apóiam.

Grato desde já pelo apoio!

Abrz.,

JT & Associados

Um comentário:

  1. A posição brasileira sempre foi favorável às propostas de inclusão dos tubarões nos anexos CITES. Até o Ministério da Pesca (MPA) é a favor! O problema, até onde sei, é com a proposta do atum-azul, à qual o MPA resiste por razões misteriosas, uma vez que nem pescamos essa espécie...

    ResponderExcluir