Pelos menos três bancos que atuam no México —Banamex, Santander e Ixe — fecharam contas da Igreja Universal do Reino de Deus no ano passado, apor ter sido divulgado no Brasil a investigação do MPF (Ministério Público Federal) sobre o suposto envolvimento de Edir Macedo, fundador da denominação, em operações de lavagem de dinheiro.
O jornal Reforma publicou trecho de um comunicado do Banamex ao responsável pela conta da igreja afirmando que a decisão foi tomada em atenção aos interesses da instituição financeira.
Os três bancos fecharam cinco contas correntes e uma de investimento a prazo fixo da Universal. Não há informação sobre as contas em outros bancos. Aparentemente, a Universal está tendo dificuldade de operar no sistema financeiro mexicano.
Em setembro de 2011, a 2ª Vara Federal Criminal de São Paulo aceitou denúncia (acusação formal) do MPF contra Macedo sob a acusação de evasão de divisas e formação de quadrilha para lavagem de dinheiro.
Três outros integrantes da Universal figuram na denúncia: João Batista Ramos da Silva, presidente da Universal, Alba Maria Silva da Costa, diretora financeira, e o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição.
Com informação das agências.
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário